Respostas no Fórum

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Posts
  • Jonatas PazinJonatas Pazin
    Mestre
    Número de postagens: 3

    Boa tarde,

    Segue comentário sobre as dúvidas abaixo:

    1 – A comunicação deve ser feita via UART ou USB.

    2 – Sim, para comunicação principal deve ser usada a MAIN. A aux é mais indicada para debug interno do módulo e para ligação em bundle com um GPS externo. A porta NMEA seria apenas para externalizar as informações do GPS interno quando necessário esse tipo de abordagem.

    3 – No caso da UART, pode ligar apenas o TX e RX sem controle de fluxo. Em caso de usar a USB, precisa ser ligados o D+,D-, USBVDD.

    4 – O nível CMOS do módulo é de 1V8, porém antes desse sinal chegar nos conectores externos da interface eles passam por um conversor 1V8->2V8. Por isso foi mencionado esses dois valores de tensão. Dependendo onde você pegar o sinal, antes ou depois do conversor, pode usar os dois níveis de tensão. Porém não é suportado um limite até 5V ou 3V3.

     

    Att,

    Jonatas PazinJonatas Pazin
    Mestre
    Número de postagens: 3

    Realmente existem 3 interfaces que são abertas quando o módulo é conectado pela porta USB. Duas delas são interfaces de modem e podem ser enviados comandos AT e gerenciar conexões, enquanto a terceira porta é de diagnóstico usada internamente pela Telit.

    Uma das suas interfaces modem deve estar com o echo desabilitado por isso apenas informa as respostas dos comandos. Isso deve ter acontecido porque algum programa de conexão deve ter setado dessa forma para simplificar as operações de conexão já que esse tipo de software não precisa dos ecos dos comandos. Para ativar novamente use o comando ATE1 e depois salve com AT&W0. Se deseja desabilitar o echo use ATE0.

    Esse tipo de quebra dos comandos geralmente ocorre pelo corrompimento dos dados durante o caminho físico dos mesmos entre módulo e computador/uC. Uma forma de tentar contornar isso é usar o controle de fluxo nessa interface de comunicação para bufferizar os dados antes do envio e recebimento. Isso deve ser configurado na hora que você estiver setando a porta COM no programa Terminal ou no seu microcontrolador que esta operando a aplicação.

    Atenciosamente

    Jonatas PazinJonatas Pazin
    Mestre
    Número de postagens: 3

    Boa tarde Igor,

    A mensagem de erro CME ERROR: 100 é exibida quando o módulo não consegue processar o comando enviada e sua causa pode estar relacionada com diversas causas, como por exemplo o processador estar ocupado gerenciando algum outro comando naquele momento. Nesses casos a sugestão é enviar novamente o comando.

    Em relação ao GPS, enviando o comando de power on deveria funcionar sim sem problemas. Sempre que tiver algum problema com as operações do módulo envie também os comandos AT que estão sendo usados e as respostas dos mesmos para termos um diagnostico mais preciso:

    AT$GPSP=1
    OK
    AT$GPSACP
    $GPSACP: ,,,,,1,,,,,

    OK

    Att,

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)