Peguntas Frequentes - FAQ

FAQ 2016-12-08T14:18:04+00:00
O CONCURSO
PROJETOS
FÓRUM
FAQ
Suporte
Este concurso está encerrado! Quer concorrer à prêmios e mostrar suas habilidades, confira nossos concursos em andamento.
Não obrigatoriamente. Porém,Você DEVE utilizar qualquer tecnologia de produto NXP como controladores/processadores do seu projeto.
Não deverão ser utilizadas placas Arduino e Arduino compatíveis que sejam programadas utilizando IDE Arduino no contexto do atual projeto. No entanto, todas a placas que não são programadas com a IDE Arduino, estão adequadas ao Contest, como por exemplo Shields e módulos.

É permitido o uso de shield acessórios Arduino, como por exemplo sensores, displays LCD, motores. Porém não serão permitidas placas programadas com IDE Arduino ou que não utilizem tecnologia NXP como controlador/processador. Poderão ser utilizadas ferramentas de desenvolvimento de software como LPCXpresso IDE, mbed, IAR, Keil, Kinetis Design Studio, GCC,  e outros compatíveis com processadores NXP.

Quaisquer shields e módulos de hardware de terceiros e/ou placas desenvolvidas pelo competidor.

De 1 (uma) à 3 (três) pessoas podem se inscrever por projeto. Caso faça em grupo, apenas uma pessoa será a responsável pelo projeto e caso seja selecionado na Fase 1, serão enviados apenas um conjunto de placas NXP, conforme o regulamento. O nome de todos os componentes do grupo, no máximo 3 pessoas, deve constar na submissão do projeto e no relatório final. A equipe deverá ser mantida até o final do concurso. Em caso de classificação para a Fase 3, as pessoas que compõem o grupo terão passe livre ao evento de premiação para apresentar o projeto. Caso seja um dos 3 projetos vencedores, apenas a pessoa responsável receberá a premiação e caberá a ela ou não a distribuição do valor para o restante do grupo, não tendo qualquer responsabilidade sobre isso o Embarcados e/ou NXP.

Lembrando que durante o concurso a responsabilidade do projeto não poderá ser transferida a outra pessoa e caso receba a premiação final a mesma é intransferível.

Cada participante só poderá participar de um (1) projeto. Caso o participante esteja envolvido em mais de um projeto, o mesmo será desclassificado do concurso. A equipe restante será mantida.

Assim que você enviar o seu formulário você receberá um e-mail com os dados submetidos e um link onde poderá editar os dados. Serão considerados apenas os dados enviados/editados até o dia 18 de Agosto às 23:59 (BRT).

Será necessário obedecer os prazos estabelecidos no regulamento do concurso. Caso não consiga atender os prazos estabelecidos para envio da documentação do protótipo na Fase 2, você não precisará devolver o material fornecido, porém será automaticamente desclassificado para a próxima fase. Não terá como justificar atrasos.
Conforme o regulamento do concurso só poderão participar cidadãos brasileiros com 18 anos ou mais.

Sim, disponibilizando o máximo de informações para que as pessoas entendam sua proposta, possam acompanhar o desenvolvimento do protótipo e também para que as pessoas apoiem o seu projeto. A nota final também é composta pela opinião do público.

A plataforma do Contest conta com um fórum dedicado para dúvidas técnicas relacionados aos produtos NXP. O suporte técnico é dado pela equipe do Embarcados, recorrendo aos Engenheiros da NXP quando necessário.

Só serão respondidas dúvidas postadas no Fórum dedicado ao Concurso Conectando à Internet das Coisas com NXP.

Os projetos poderão ser publicados sob a licença que os desenvolvedores escolherem, ou seja, a escolha da melhor licença para o projeto é de responsabilidade das equipes. Tais licenças não devem infringir licenças da NXP e ferramentas utilizadas no desenvolvimento do projeto, ou viole direitos autorais de outros produtos.

Os juizes deverão ter acesso a documentação para avaliação dos projetos. É importante que todos os arquivos estejam disponíveis e que possam ser abertos em ferramentas acessíveis.

Vamos sugerir algumas licenças que poderiam ser utilizadas pelos desenvolvedores em seus projetos nesse concurso, mas a escolha delas fica a critério exclusivo dos paticipantes:

  1. Licença GNU General Public License v3.0

A licença GNU General Public License v3.0 é um das mais utilizadas como licença de software livre. Em arquivos que estão protegidos sob essa licença garantem que o usuário final, ou seja, empresa, grupos ou pessoas, tenham a liberdade de estudar, rodar, compartilhar, copiar e modificar esse software.

Caso sejam feitas alterações nesses arquivos, o que implica em trabalho que derivam desse código, esses arquivos somente poderão ser distribuídos sob essa mesma licença.

Para utilizar essa licença faça o seguinte procedimento:

No cabeçalho do código coloque o texto abaixo. Substitua as informações entre os sinais menor e maior com as informações pessoais de quem desenvolveu.

Copyright (C)

This program is free software: you can redistribute it and/or modify

it under the terms of the GNU General Public License as published by

the Free Software Foundation, either version 3 of the License, or

(at your option) any later version.

This program is distributed in the hope that it will be useful,

but WITHOUT ANY WARRANTY; without even the implied warranty of

MERCHANTABILITY or FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE.  See the

GNU General Public License for more details.

You should have received a copy of the GNU General Public License

along with this program.  If not, see <http://www.gnu.org/licenses/>.

<Informações de contato eletrônico como email, por exemplo>

Caso o software imprimir algo no terminal, recomenda-se que seja impresso a seguinte mensagem:

 Copyright (C)

This program comes with ABSOLUTELY NO WARRANTY; for details type show w'.

This is free software, and you are welcome to redistribute it

under certain conditions; type show c’ for details.

  1. Licença MIT

Essa licença permite que o software, código e arquivos sejam reutilizados em programas livre ou em proprietários.

Então todos que quiserem reutilizar o software podem copiar, modificar, publicar, mesclar, distribuir e vender cópias do software. Mas é necessário manter nos arquivos os termos de copyright e uma cópia dessa licença em todas as copias dos arquivos.

Essa licença também isenta de responsabilidade os autores por qualquer mal funcionamento o software, ou seja, protege os autores contra qualquer ação judicial que diz respeito ao uso deses arquivos. Também protege o autor de algum processo caso seu projeto seja similar a uma ideia patenteada, por exemplo.

Para utilizar essa licença faça o seguinte procedimento:

No cabeçalho do código coloque o texto abaixo. Substitua as informações entre os sinais menor e maior com as informações pessoais de quem desenvolveu.

Copyright (c)

Permission is hereby granted, free of charge, to any person obtaining a copy

of this software and associated documentation files (the “Software”), to deal

in the Software without restriction, including without limitation the rights

to use, copy, modify, merge, publish, distribute, sublicense, and/or sell

copies of the Software, and to permit persons to whom the Software is

furnished to do so, subject to the following conditions:

The above copyright notice and this permission notice shall be included in

all copies or substantial portions of the Software.

THE SOFTWARE IS PROVIDED “AS IS”, WITHOUT WARRANTY OF ANY KIND, EXPRESS OR

IMPLIED, INCLUDING BUT NOT LIMITED TO THE WARRANTIES OF MERCHANTABILITY,

FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE AND NONINFRINGEMENT. IN NO EVENT SHALL THE

AUTHORS OR COPYRIGHT HOLDERS BE LIABLE FOR ANY CLAIM, DAMAGES OR OTHER

LIABILITY, WHETHER IN AN ACTION OF CONTRACT, TORT OR OTHERWISE, ARISING FROM,

OUT OF OR IN CONNECTION WITH THE SOFTWARE OR THE USE OR OTHER DEALINGS IN

THE SOFTWARE.

  1. Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 Intenational, ou simplemente CC BY-SA 4.0

A Licença CC BY-SA 4.0 prevê que quem recebe os arquivos pode compartlhar, copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, adaptar ou construir algo novo a partir do arquivo original para qualquer fim, mesmo comercial.

Caso os arquivos sejam alterados, é necessário que se dê os créditos do trabalho original, que se aponte um link para a licença original https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/legalcode, e indique se mudanças foram feitas a partir dos arquivos originais. Então é obrigatório que se distribua as alterações. Também é mandatório que se distribua com a mesma licença e na mesmas condições que os arquivos originais.

Para utilizar essa licença, utilize o seguinte header em seus arquivos

Copyright (C)

Esta obra está sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 Intenational. O link para essa licença está disponível em https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/legalcode

  1. CERN Open Hardware License (OHL)

A licença CERN Open Hardware License (OHL) v.1.2 é uma licença criada para projetos de hardware e é bem parecida com a GNU General Public License v3.0. Em arquivos que estão protegidos sob essa licença, como a GPL, garantem que o usuário final, ou seja, empresa, grupos ou pessoas, tenham a liberdade de estudar, rodar, compartilhar, copiar e modificar esse software. Esquemáticos e Layouts devem estar presentes entre os arquivos distribuídos em formato original e em formato que todos podem acessar de forma fácil, como PDF por exemplo.

A documentação que deve ser disponibilizada pelo projeto protegido sob licença CERN Open Hardware License (OHL) v1.2 devem possuir os seguintes arquivos:

  1. Licença – http://www.ohwr.org/attachments/2388/cern_ohl_v_1_2.txt
  2. Guia da Licença – http://www.ohwr.org/attachments/2392/cern_ohl_v_1_2_howto.pdf
  3. Arquivo que contenha o contato no qual pode-se receber mais informações sobre o produto, por exemplo, um arquivo chamado PRODUCT.TXT.
  4. Arquivo que documenta todas as modifiçações realizadas nos arquivos até esse ponto do projeto, por exemplo, um arquivo chamado CHANGES.TXT.

Nos arquivos que compõem a documentação de hardware, é importante que se coloque um cabeçalho dizendo que esses arquivos estão protegidos sob essa licença. É sugerido o seguinte texto:

Copyright CERN 2013.

This documentation describes Open Hardware and is licensed under the

CERN OHL v. 1.2.

You may redistribute and modify this documentation under the terms of the

CERN OHL v.1.2. (http://ohwr.org/cernohl). This documentation is distributed

WITHOUT ANY EXPRESS OR IMPLIED WARRANTY, INCLUDING OF

MERCHANTABILITY, SATISFACTORY QUALITY AND FITNESS FOR A

PARTICULAR PURPOSE. Please see the CERN OHL v.1.2 for applicable

conditions

Em uma parte visivel da placa, coloque a seguinte frase, por exemplo, no silkscreen top da placa de circuito impresso:

Licensed under CERN OHL v.1.2

Caso sejam feitas alterações nesses arquivos, o que implica em trabalho que derivam desse hardware, esses arquivos somente poderão ser distribuídos sob essa mesma licença. É necessário documentar as modificações e manter todas as referências de autoria e de licença intactas.

Serão dados 18 kits de placas para as 18 melhores ideias de projetos que passarão para a segunda fase do concurso.
O Embarcados não venderá as placas, e infelizmente não há venda dessas placas aqui no Brasil.
Para uma ideia de preço, você pode acessar o site da Mouser:
http://br.mouser.com/ProductDetail/NXP-Semiconductors/OM13082/?qs=sGAEpiMZZMtavWIq7L07BU2hjmRryIkqqoD%2fD0lpRJozii8eG1Vgdg%3d%3d
http://br.mouser.com/ProductDetail/NXP-Semiconductors/OM13070598/?qs=sGAEpiMZZMtavWIq7L07BZl8qoooaUnT%2fBilf6vmJYMai6Io7RGuDQ%3d%3d
Para detalhes sobre as placas, você pode acessar os artigos no Embarcados:
http://www.embarcados.com.br/shield-para-as-placas-lpcxpresso/
http://www.embarcados.com.br/lpcxpresso4337/

Não há modelo de preenchiemento da proposta de projeto nessa primeira fase. Escreva de forma clara, explique o problema e a solução proposta. Ela será lida por pessoas técnicas que também tem experiência com produtos e projetos eletrônicos. Os critérios de avaliação estão expostos no Regulamento.

O erro de “Invalid Nonce” não é um erro comum de acontecer e na maioria das vezes refere-se a segurança das informações transferidas entre usuário e servidor. Pode acontecer por diversos fatores, entre os mais comuns estão a mudança de alguma informação diretamente na URL antes de se completar o envio do form, a sessão do navegador expirou (usuário ficou com a sessão muito tempo ativo sem atividade) ou o usuário mudou de aba do navegador (em geral também deixando expirar a sessão).

Sugerimos que tente enviar o form novamente, limpando antes o cache de seu navegador e fazendo todo o processo de uma única vez.

É necessário que todos os participantes tenham 18 anos no dia da apresentação final dos projetos. Caso esse critério não seja atendido, a equipe será automaticamente desclassificada.

Quer promover seu concurso?

FALE CONOSCO