Regulamento - Casa Conectada 2015

Regulamento 2016-12-08T14:21:13-03:00
O CONCURSO
PROJETOS
FÓRUM
FAQ
Este concurso está encerrado! Quer concorrer à prêmios e mostrar suas habilidades, confira nossos concursos em andamento.

Regulamento Casa Conectada 2015

Concurso de Projetos Embarcados Contest: “Casa Conectada 2015”
São Paulo, Brasil
Junho, 2015

Regras oficiais

Patrocinado por: Freescale Semiconductor, Inc.

Em parceria com: Embarcados

Datas do Concurso: O concurso finalizará na terça-feira, 15 de setembro de 2015 no evento Casa Conectada 2015.

Informações sobre o Concurso

Cada participante no Concurso de Projetos “Embarcados Contest: Casa Conectada 2015” irá competir através do desenvolvimento de um protótipo de uma aplicação para moldar o futuro em projetos de Smart Homes e Smart Energy utilizando qualquer tecnologia de produto Freescale.

Os participantes poderão alinhar seu protótipo para resolver uma ou mais situações mencionadas a seguir. Todavia, também poderão optar por resolver qualquer outra situação que considerar relevante por dentro do contexto de aplicação em uma casa, mesmo que não esteja mencionada abaixo:

  • Economia de água e energia através de Smart e Connected Metering
  • Conexão de aparelhos da linhas Branca à Internet das Coisas (IoT) para melhora ao dia a dia das pessoas.

Quem pode participar

O concurso será aberto para todos os cidadãos brasileiros com 18 anos ou mais.

Empregados da Freescale e/ou Embarcados, suas empresas afiliadas, subsidiárias  e agências (incluindo publicidade, promoção, criatividade, publicação de  mídia, relação publica e publicação de produtos), jurados e membros de suas famílias (“partes do concurso”) não serão aceitos. O concurso é restrito ou proibido por lei. Um empregado de um parceiro estratégico da Freescale poderá participar do concurso. Entretanto ele/ela não poderá submeter um protótipo que tenha sido previamente demonstrado ou submetida para a Freescale ou que sua empresa esteja desenvolvendo para Freescale.

Resumo da programação do Concurso

15 de Junho de 2015: Abertura das inscrições.

5 de Julho de 2015 às 23:59: Último dia para inscrição e submissão do resumo do projeto.

15 de Julho de 2015: Fase 1: Serão anunciados os 25 projetos que passarão para a próxima fase e receberão as placas de desenvolvimento.

15 de Julho de 2015: Início de desenvolvimento do protótipo do projeto.

28 de Agosto de 2015 às 23:59: Fase 2: Último dia para submissão da documentação do protótipo.

04 de setembro de 2015: Serão anunciados os 10 finalistas.

15 de setembro de 2015: Fase 3: Apresentação dos protótipos finalistas no evento Casa Conectada 2015 em São Paulo e anúncio dos vencedores.

Jurados do Concurso

Alessandro Ferreira da Cunha

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Sao Judas Tadeu (2003). Atualmente cursa mestrado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, em São José dos Campos. Atuou por mais de 10 anos na área de telecomunicações, prestando serviços para empresas como NEC, Siemens, Motorola, Nortel, Lucent, etc. Além das diversas operadoras de telefonica celular: VIVO, Claro, TIM, Vesper, Embratel, OI, etc. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações, atuando principalmente   nos temas: microcontroladores, sistemas embarcados e robótica

https://br.linkedin.com/in/alessandroferreiradacunha

Eurípedes Rocha Filho

Engenheiro eletricista pela esquecida Universidade Federal do Espírito Santo, atua no desenvolvimento de sistemas embarcados há quase 10 anos utilizando microcontroladores e lógica programável, é pai de 2 filhos e almeja um dia dominar o mundo.

https://www.linkedin.com/in/euripedesrocha

Alexandre Pacman Pereira

Físico, Engenheiro Eletrônico e Publicitário. Trabalhou na área de telecom onde adquiriu expertise em tecnologias M2M, RfiD GEN2 e automação. Ganhador de 3 Leões em Cannes. Atuou diretamente em projetos de tecnologia para a Nokia, Siemens, Unilever, Lacta, Kimberly Clark, Grupo Cosan, TIM, Claro, BRT e Oi, dentre outras.

https://www.linkedin.com/pub/alexandre-pereira/bb/516/701

Sergio Prado

Atua com desenvolvimento de software para sistemas embarcados há mais de 18 anos. É sócio-fundador da Embedded Labworks, uma empresa de consultoria e treinamento em sistemas embarcados, e escreve regularmente no seu blog pessoal em http://sergioprado.org.

https://www.linkedin.com/in/sprado

Como Participar

Inscrição e submissão de projeto

Cada participante (1 pessoa apenas) deve registrar suas informações de contato e nome do projeto antes do Domingo, 5 de Julho de  2015 às 23:59 (BRT) através do seguinte formulário:

https://contest.embarcados.com.br/casa-conectada-2015/#inscricao

É obrigatório incluir a descrição sobre objetivos e funcionalidades do projeto em no mínimo 500 caracteres.

As inscrições realizadas após a data final de submissão (5 de Julho de 2015 às 23:59) não serão consideradas ou julgadas.

Fase 1 – Avaliação dos projetos

Os jurados irão avaliar todos os projetos enviados pelos participantes. Os métodos de julgamento serão explicados a frente em outra seção deste documento.

Os jurados irão selecionar os 25 melhores projetos. O Embarcados irá entrar em contato com cada um dos 25 participantes por e-mail e/ou telefone na Sexta-feira 15 de julho de 2015. O resultado também será exibido na comunidade, nos sites:

Cada projeto selecionado entre os 25 melhores, irão receber os seguintes recursos para facilitar o desenvolvimento de seu protótipo:

  • 1 placa de desenvolvimento Freedom para microcontroladores Kinetis K (FRDM-K64F)
  • 1 Módulo Bluetooth

As placas enviadas para os 25 melhores projetos representarão uma ajuda para o desenvolvimento de seus protótipos, mas fica como decisão do participante se ele usará a placa fornecida ou outro microcontrolador ou microprocessador Freescale.

Os 25 participantes (1 pessoa por projeto) selecionados deverão se registrar na Freescale Community (https://community.freescale.com/) e serem membros do grupo dedicado ao concurso (https://community.freescale.com/groups/concursobrasil).

Desenvolva seu protótipo

Criar um projeto para moldar o futuro para Smart Homes e Smart Energy usando a placa de desenvolvimento Freedom para microcontroladores Kinetis K e/ou qualquer produto de tecnologia Freescale.

Os participantes poderão fazer com que seu protótipo resolva uma ou mais situações mencionadas a seguir. Todavia, também poderão optar por resolver qualquer outra situação que ele/ela considere relevante dentro do contexto de aplicação em uma casa, mesmo que não esteja mencionada abaixo:

  • Economia de água e energia através de Smart e Connected Metering
  • Conexão de aparelhos da linhas Branca à Internet das Coisas (IoT) para melhora ao dia a dia das pessoas.

É mandatório que todos os projetos tenha um microcontrolador ou microprocessador Freescale como controlador principal.

Os competidores poderão optar por incorporar shields Arduino ou outro hardware em seu projeto. Os competidores poderão incorporar qualquer ferramenta de hardware/software adicional por sua responsabilidade.

Fase 2 – Submissão do protótipo

Participantes irão submeter as documentações de design consistindo de informações detalhadas do seu projeto incluindo esquemáticos, layouts, fluxogramas e código-fonte. Participantes também precisam apresentar o funcionamento do seu projeto num vídeo.

Cada participante precisa submeter seu projeto antes de 28 de Agosto de 2015, às 23:59, enviando seu documento de submissão para a Freescale Community contendo o seguinte:

  1. Nome do Projeto
  2. Breve descrição do Projeto.
  3. Vídeo do funcionamento do protótipo (no máximo 2 minutos).
  4. Documentação do projeto no formato .Zip. É necessário incluir esquemáticos, layouts, fluxogramas e código-fonte. Projeto não será considerado houver documentação faltante.

Para submeter as informações, por favor siga as instruções indicadas em:

https://community.freescale.com/docs/DOC-94067

As documentações deverão ser submetidas na página do Concurso na Freescale Community:

https://community.freescale.com/groups/concursobrasil

Seleção dos finalistas

Os jurados irão selecionar dez (10) finalistas baseados nos critérios descritos abaixo:

Critério de Seleção de Finalistas

  1. Criatividade
  2. Eficiência do projeto
  3. Número de produtos Freescale incorporados no projeto
  4. Complexidade técnica
  5. Usabilidade da aplicação
  6. Classificação geral da aplicação
  7. Potencial benefício ambiental

O Embarcados entrará em contato com cada finalista por email e/ou por telefone até 04 de Setembro de 2015 para informar que eles foram selecionados, e a informação será publicada nos sites:

É requerido que esses finalistas participem e mostrem seus protótipos funcionais no evento Casa Conectada 2015, a ser realizado no dia 15 de Setembro de 2015 no Hotel Grand Hyatt São Paulo.

Registro grátis do Casa Conectada 2015 será oferecido somente para finalistas (até 4 pessoas por projeto finalista – entre apresentadores e convidados, desde que os respectivos convidados sejam pessoas da indústria e/ou colaboradores). A Freescale não pagará despesas de viagem para participantes no caso deles não morarem em São Paulo.

Fase 3 – Apresentação dos Protótipos Funcionais e Julgamento

Finalistas precisam demonstrar o seu projeto completamente funcional (protótipo funcional) fisicamente em 15 de Setembro de 2015 no Casa Conectada 2015 em todos os slots de tempo a seguir: 7:00am-8:45am, 10:00am-10:30am, 12:30pm-1:30pm, 3:30pm-4:00pm, e 6:00pm-7:00pm.

Os participantes serão permitidos a se registrarem para sessões técnicas do Casa Conectada 2015, contanto que a agenda não interfira com os espaços de tempo mencionados acima.

Os finalistas apresentarão sua solução para os participantes do evento e juízes para se tornarem elegíveis ao julgamento e prêmios.

Critério do Julgamento Final

A nota final será composta por:

70% – Avaliação dos juízes

30% – Ranking dos números de votos recebidos pelos participantes do Casa Conectada 2015.

Avaliação dos juízes Finais

Projetos finalistas serão julgados por aplicação, inovação e criatividade como especificado abaixo:

  1. Mais inovadora e criativa demonstração;
  2. Projeto com design eficiente e adequação comercial;
    1. Complexidade técnica;
    2. Desempenho e nível de maturidade do protótipo;

Ranking do número de votos recebidos pelos participantes do Casa Conectada 2015

Todos os participantes do Casa Conectada 2015 poderão votar no seu projeto favorito. O projeto que receber a maior quantidade de votos será premiado com pontuação total 30%/30. Os seguintes lugares irão receber o número de pontos percentuais exibidos abaixo.

Ranking na votação Porcentagem de pontos ganhos
1 30 pts
2 27 pts
3 24 pts
4 21 pts
5 18 pts
6 15 pts
7 12 pts
8 9 pts
9 6 pts
10 3 pts

Anuncio do vencedor

Os vencedores da competição serão comunicados imediatamente após o julgamento dos juizes e anunciado formalmente no Casa Conectada 2015, no dia 15 de setembro de 2015 em São Paulo as 19:00.

Os ganhadores precisam estar presentes para serem elegíveis aos prêmios .

Os ganhadores do concurso devem atender aos requisitos de elegibilidade estabelecidos nas regras aqui dispostas, e assinar uma declaração de elegibilidade, e de responsabilidade e permissão de publicidade, permissão de uso de imagem e licença de propriedade intelectual e/ou cessão, quando e se for o caso, quando permitido por lei , a fim de se qualificar para o prêmio.

Notificação aos participantes vencedores

Como condição para ganhar um prêmio, os participantes vencedores deverão completar, assinar e retornar uma declaração de elegibilidade e responsabilidade/liberação de publicidade, onde permitido por lei, no prazo de sete (7) dias após o recebimento de confirmação do prêmio ou o prêmio será perdido. Quaisquer prêmios não reivindicados não serão concedidos. Ao aceitar o prêmio, os participantes vencedores consentem o uso dos seus nomes e/ou imagem para todos os fins legítimos para fins comerciais incluindo propaganda e atividades promocionais sem nenhuma compensação adicional, a menos que proibido por lei. Se o participante vencedor fizer qualquer declaração falsa em qualquer documento mencionado acima, será obrigado a devolver prontamente o seu prêmio.

Prêmios

Haverá premiação para os três(3) melhores participantes, selecionados por pontuação. O participante com  maior pontuação, dadas pelos critérios de julgamento finais, serão premiados com o primeiro lugar (1º); a segunda maior pontuação receberá o segundo lugar (2º) e a terceira maior pontuação o terceiro lugar (3º).

Os prêmios por classificação final, serão:

Vencedor Prêmio
1º lugar R$4.500,00
2º lugar R$3.500,00
3º lugar R$2.500,00

 

Todos os participantes estão autorizados a manter suas aplicações. O prêmio é intransferível. A Freescale é responsável pela premiação e se reserva o direito de substituir um prêmio por um igual ou de mesmo valor. Exceto quando expressamente previsto nesse documento. Pacotes de prêmios não incluem seguro, passaporte ou despesas com visto, despesas pessoais, despesas extras, gratificações, ou qualquer outro item não especificamente descritos nessas regras oficiais. Ao participar desse concurso, os concorrentes concordam em liberar e isentar a Freescale,  suas agências de publicidade e promoção e cada uma de suas respectivas empresas matrizes, afiliadas, subsidiárias, escritórios, diretores, agentes e funcionários, de toda e qualquer responsabilidade por qualquer ferimento, perda ou danos de qualquer especie decorrentes de ou conexão com a 1) atribuição, aceitação, recebimento, posse, uso e/ou má utilização de qualquer prêmio concedido aqui; ou 2) participação no concurso ou qualquer atividades relacionadas com o prêmio, incluindo viagens ou qualquer outra atividade relacionadas ao prêmio.

Propriedade intelectual

Ao submeter um projeto, os participantes estão cientes que terão juízes para rever seus projetos e garantem que o projeto é um trabalho original do próprio participante, que o projeto não viole direito de terceiros, incluindo mas não limitado a, direitos de propriedade intelectual, e que o participante é o proprietário ou detém atualmente os direitos válidos e suficiente, incluindo propriedades intelectuais de terceiros, para criar usar o projeto assim como conceder a Freescale, suas subsidiárias, afiliados, representantes e clientes, os direitos garantidos aqui. Os participantes concordam em serem os unicos responsáveis se eles submeterm outro projeto como eles próprios  e/ou se o projeto submetido por eles e/ou a utilização do projeto pela Freescale violar qualquer direitos de terceiros, incluindo mas não limitado a, direitos de propriedades intelectuais. Os competidores também concorda em liberar, indenizar, defender e manter a Freescale isenta de todas e quaisquer reivindicações, responsabilidades e danos (incluindo, sem limitação honorários advocatícios) relacionadas com o projeto do Participante no Concurso, quando houver violação ou uso não autorizado de propriedades intelectuais de terceiros e o uso do projeto pela Freescale, durante o concurso. Os participantes concordam em notificar imediatamente a Freescale em caso deles descobrirem que há qualquer alteração na propriedade do projeto como foi reconhecido e garantido aqui. No entanto o participante permanecerá responsável por qualquer violação ou uso não autorizado de propriedade intelectual de terceiros pela Freescale até que a noticia for recebida pela Freescale.

Cada participante também concorda e concede a Freescale, suas subsidiárias, afiliadas, representantes direitos e licença não exclusivos, irrevogáveis, perpétuas, livres de royalties, em todo o mundo, incluindo, mas não limitado ao Brasil, para utilizar, reproduzir, criar trabalhos derivados, exibir, executar publicamente, demonstrar e distribuir todo ou qualquer parte do projeto. Os participantes também concordam em modificar o projeto ou qualquer parte dele (incluindo quaisquer desenvolvimentos trazidos e utilizados como parte do projeto) quando solicitado pela Freescale para deixar o projeto apropriado para exibição e uso público.

Os concorrentes concordam que eles não terão permissão para licenciar, transferir, ceder e/ou concessão de qualquer direito de qualquer terceiro a utilizar e/ou explorar, de qualquer forma, o projeto e/ou qualquer parte do projeto que pode conter qualquer propriedade intelectual de propriedade da Freescale, incluindo, mas não limitado, a plataforma de Desenvolvimento Freescale Freedom para microcontroladores Kinetis K(FRDM-K64F). Após a apresentação de um projeto, o participante não adquire qualquer direito sobre qualquer propriedade intelectual Freescale e/ou produto atualmente comercializado e que podem ser desenvolvidos e/ou comercializados no futuro, incluindo, mas não limitado, a plataforma de Desenvolvimento Freescale Freedom para microcontroladores Kinetis K(FRDM-K64F).

Freescale se reserva o direito de utilizar a totalidade ou qualquer parte do projeto vencedor para qualquer finalidade promocional ou de demonstração, bem como o direito e licença concedida a Freescale pelos participantes vencedores será exclusiva por um período de 12 (doze) meses a partir da data do anúncio dos projetos vencedores. Os participantes concordam em executar qualquer documento necessário para atingir o direito e licença concedida.

Cada Participante concorda ainda em concede à Freescale, suas subsidiárias, afiliadas, representantes e clientes não-exclusiva, irrevogável, perpétua, royalty-free, mundial, incluindo, mas não limitado a Brasil, direito de uso de seu/sua imagem , retrato, semelhança, nome, voz e outras características físicas, em associação com o projeto e/ou a promoção, merchandising, publicidade e propaganda da Freescale e/ou qualquer de seus produtos e marcas comerciais por qualquer meio de comunicação ao público, por qualquer finalidade e em qualquer maneira que seja como Freescale assim o desejar.

Condições diversas:

Participando como um concorrente você concorda em cumprir e ficar vinculado a este regulamento de regras oficiais e a decisão dos jurados, a qual será definida a respeito de todas as questões relativas a esse concurso. É de sua responsabilidade garantir o cumprimento de todos os termos e condições contidas nestas regras oficiais. Freescale não se responsibilizará por nenhum projeto que for perdido, atrasado, extraviado, roubado, ilegível ou incompleto.

Freescale não se responsabiliza por qualquer informação incorreta ou imprecisa causada por um Participante por um erro de impressão ou por qualquer dos equipamentos ou programação associados ou utilizados no Concurso ou por qualquer erro técnico ou humano, que pode ocorrer no processamento de pessoal inscrito no Concurso. Freescale se reserva no direito de corrigir eventuais erros tipográficos, impressão, programação de computadores ou operador. A Freescale não assume a responsabilidade por qualquer erro, omissão, interrupção, apagamento, defeito, atraso na operação ou transmissão, falha na linha de comunicações, roubo ou destruição ou acesso não autorizado, ou alteração de formulários de registro ou entradas. Freescale não é responsável por quaisquer problemas, falhas ou mau funcionamento técnico de qualquer rede telefonica ou linhas, sistemas informáticos online, servidores, provedores, equipamentos de informática, software, e-mail ou navegadores, por conta de problemas técnicos ou congestionamento de tráfego na Internet, em qualquer síte, ou em virtude de qualquer combinação dos anteriores. Freescale não é responsável por qualquer dano ou prejuízo a um Participante ou a qualquer computador relacionados com ou resultantes da participação ou transferência de materiais neste Concurso. Se, por qualquer razão, o Concurso não é capaz de correr como planejado, incluindo infecção por vírus de computador, bugs, alterações, intervenções não autorizadas, fraude, falhas técnicas ou quaisquer outras causas além do controle da Freescale que corrompam ou afetam a administração, segurança, justiça, integridade ou conduta adequada deste Concurso, a Freescale se reserva no direito por critério exclusivo, de cancelar, terminar, modificar ou suspender o Concurso a qualquer momento. As regras, termos e condições estão sujeitos a alterações pela Freescale, se necessário. Pessoas encontradas adulterando ou violando qualquer aspecto deste Concurso, ou quem Freescale acredita estar causando mau funcionamento, erro, interrupção ou dano ao Concurso será desclassificado.

CUIDADO: QUALQUER TENTATIVA DE UM COMPETIDOR OU QUALQUER OUTRA PESSOA DE DANIFICAR DELIBERADAMENTE QUALQUER SITE OU PREJUDICAR A OPERAÇÃO LEGITIMA DO CONCURSO PODE SER CLASSIFICADO COMO VIOLAÇÃO DE LEIS CRIMINAIS E CIVIS. SE TAL TENTATIVA FOR FEITA, A FREESCALE SE RESERVA NO DIREITO DE REINVIDICAR OS DANOS CAUSADOS POR ESSA PESSOA AO MÁXIMO PERMITIDO POR LEI.

Se você precisar de mais informações, por favor envie um e-mail para Diego Sueiro ( [email protected] ) e /ou Fred Neumann ( [email protected] ) .

Freescale e o seu logotipo são marcas comerciais da Freescale Semiconductor, Inc., Reg . Pat EUA . & Tm . Off. Kinetis é uma marca comercial da Freescale Semiconductor, Inc. Todos os outros nomes de produtos ou serviços são de propriedade de seus respectivos proprietários. © 2015 Freescale Semiconductor, Inc.

Quer promover seu concurso?

FALE CONOSCO