Safe2Med - Saúde Certa
Participantes:
Ilo RiveroResumo do projeto:
Saúde Certa é um projeto que visa minimizar o erro na ministração de medicamentos e ao mesmo tempo permitir uma interação mais inteligente dos pacientes em leitos de hospitais, permitindo a transparência das informações e acompanhamento em tempo realDescrição do projeto:
O Monitor2Med surgiu da oportunidade identificada em dar suporte tecnológico ao setor de home care. O produto capta informações dos pacientes que necessitam de cuidados em domicilio proporcionando em tempo real a informações básicas para tomadas de decisão por parte da equipe médica. Realizamos também o rastreamento das medicações e insumos que seriam usados nos paciente promovendo um maior controle de estoque.
Os clientes do Monitor2Med são B2B e B2C. Nessa fase, o projeto irá focar apenas no primeiro segmento. É um projeto da Startup Safe2Med.
A solução de hardware consiste em uma placa Dragonboard com Windows 10 IoT utilizada para receber comandos de voz do paciente ou acompanhante, um módulo RFID para identificação de medicamentos e módulos acessórios para monitoração do paciente (batimentos cardíacos, temperatura) e do ambiente (temperatura e umidade do quarto), bem como módulos para interação com ambiente através de infravermelho, bluetooth ou wifi.
A Dragonboard é conectada a um display LCD, onde irá mostrar as informações sobre os dados do paciente, alergia a algum componente químico, próximos medicamentos e realiza a conexão do quarto com a infraestrutura de rede do hospital. Isso permite a conferência da prescrição médica em tempo real bem como o controle dos horários de medicamentos.
O reconhecimento de voz permite que os pacientes ou acompanhantes possam solicitar atendimento, ligar ou desligar luzes, televisão e controlar a temperatura do ambiente, bem como receber notificações a respeito do acompanhamento dos sinais do paciente.
Histórico do desenvolvimento:
08/05 – Modelando a aplicação para a Dragonboard: diagrama de classes, telas e modelagem da aplicação na nuvem
09/05 – Compramos a Mezzanine Audio Board diretamente da Arrow. Aguardem um video do unboxing dela 😉
10/05 – Montagem do circuito do monitor LCD para a solução
16/05 – Recebemos a DragonBoard e a Audio Mezzanine para começarmos a desenvolver nossa solução. O video de unboxig está abaixo:
17/05 – Instalação do Windows 10 IoT na DragonBoard e teste das placas
18/05 – Montagem da estrutura do protótipo: montagem da tela e fixação das placas na plataforma
22/05 – Desenvolvemos um tutorial no Instructables a respeito da instalação do Windows IoT na DragonBoard: https://www.instructables.com/id/Instalando-O-Windows-10-IoT-Na-DragonBoard-410C/
23/05 – Desenvolvendo a parte da interface com o usuário no Visual Studio 2017. Prévia da aplicação:
24/05 – A equipe Saúde Certa participou de um treinamento no Microsoft Technology Center em São Paulo sobre Azure e PowerBI.
26/05 – Trabalhando com os sensores para captura e disponibilização dos dados.
27/05 – Aprendendo a trabalhar com a Linker Board Mezzanine: placa adicional à DragonBoard para conversão de nível lógico e portas de conexão I2C, Serial, SPI, Conversor Analógico-Digital e portas digitais.
28/05 – Montagem dos sensores no Protoboard e conexão com a DragonBoard
29/05 – Mudança do nome do projeto para Safe2Med – Saúde Certa
29/05 – Aceitos no programa BizSpark Startup da Microsoft
30/05 – Teste dos sensores de Frequência Cardíaca, RFID, Temperatura e Umidade (DHT11) comArduino para validação
01/06 – Sensores de umidade, temperatura ambiente e temperatura corporal sendo capturados pela DragonBoard através da conexão do Arduino com a porta serial
02/06 – Splash Screen com nova logomarca e logomarca dos parceiros implantada na DragonBoard
03/06 – Começando os testes com o Azure para armazenamento dos dados dos sensores
04/06 – Vídeo de teste dos sensores e conexão dos sensores do Arduino com a DragonBoard
05/06 – Safe2Med aparece como uma das 10 startups brasileiras para se observar. Veja a matéria na Trackage.
08/06 – Teste do reconhecimento de voz da DragonBoard 410c:
13/06 – Teste da prova de conceito do sensor de gotejamento. O sensor mede a quantidade de gotas dispensadas pelo gotejador, permitindo prever a hora do término do soro e alertar sobre o término do mesmo:
14/06 – Teste do Sensor de Batimentos Cardíacos. A captura dos sinais do sensor está correta, mas o sensor que possuímos não tem boa precisão. Adquirimos outro sensor, mais preciso e com oxymetro, mas dificilmente irá chegar até o término do contest. O video está abaixo:
19/06 – Configuração da DragonBoard para conexão com o Azure através do Visual Studio e monitoramento de dados no Portal Azure:
20/06 – Diagrama em blocos da solução:
24/06 – Comunicação com o Azure estabelecida, gerando gráficos para acompanhamento.
25/06 – Página de exemplo do monitoramento em tempo real funcionando no link http://webs2m.safe2med.com.br/paciente_monitor.php.
25/06 – Publicado um Instructables sobre o projeto, com informações complementares. Disponível aqui.
Hardware:
A placa Dragonboard supre toda a necessidade de gerenciamento dos dispositivos, comunicação de dados e visualização das informações. São necessários, entretanto, vários componentes para sensoriamento do ambiente e controle dos dispositivos nele inseridos.
Para o início do Programa de Parcerias da Qualcomm, identificamos os seguintes componentes necessários para a apresentação do MVP (Minimum Viable Product) contemplando as principais características da solução desta proposta:
- Placa Dragonboard para os quartos
- Monitor LCD HDMI com cabo HDMI
- Microfone e Alto-falante USB / Audio Shield para Dragonboard
- Placa MFRC-522 para leitura de tags RFID
- Sensor de temperatura e umidade DHT11
- Sensor de temperatura corporal DS18b20 e de batimentos cardíacos
- Arduino Pro Mini para captura dos dados e transmissão para a DragonBoard
- Fontes de alimentação
- Módulo Infravermelho para controle de Ar-condicionado e TV
- Módulo Relé para controle de iluminação
- Case impresso em 3D para acomodar os dispositivos
Software/Firmware:
Estamos desenvolvendo nossa solução com base no sistema operacional Windows 10 IoT Core e solução em nuvem Azure para armazenamento dos dados capturados. Pretendemos utilizar reconhecimento de voz para permitir uma interação mais amigável ao usuário no ambiente hospitalar.
Software/Nuvem utilizado para o desenvolvimento dos projetos;
- Windows 10 IoT Core Creators Update
- Visual Studio 2017
- Arduino IDE
- Azure IoT Hub
Referências:
Anvisa. Resolução RDC 0036/2013. Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2013/rdc0036_25_07_2013.html. Acesso em 10/05/2017.
Website Safe2Med. Disponível em: https://www.safe2med.com. Acesso em 12/06/2017.
Playlist dos videos da Safe2Med. Disponível aqui.