A Fada do Carro
Participantes:
Marcel OgandoResumo do projeto:
Através da leitura do protocolo OBD2 do carro, é possível prever a necessidade de reparos. Essa informação é muito útil às oficinas, que podem agendar o seu serviço através do App da Fada do Carro.Descrição do projeto:
A Fada do Carro é focada na manutenção preventiva dos veículos, fornecendo informações essenciais para os motoristas cuidarem de seu carro, e as oficinas mecânicas garantirem a fidelização e satisfação de seus clientes.
Instructables
Clique aqui para ler o Instructables deste projeto em Português:
https://www.instructables.com/id/Conhe%C3%A7a-a-Dragon-OBD/
To read the project’s Instructables in English, click here:
https://www.instructables.com/id/Use-OBD-and-Qualcomm-DragonBoard-410c-to-Get-Info-/
Utilizando dispositivo para coletar dados de sensores do próprio veículo, extraímos informações que permitem prever manutenções e trocas de componentes. Os dados coletados são enviados para a nuvem e trabalhados para que o sistema da Fada do Carro informe ao usuário do veículo a necessidade de levar o carro para manutenção. A plataforma informa o serviço que precisará ser feito, e mostra a agenda com a disponibilidade de horários da Oficina Mecânica mais próxima. Isso garante que consiga entregar o serviço no tempo combinado, além de dar melhor controle de tempo para o usuário, que levará o carro quando tiver disponibilidade no horário agendado.
Com estas funções a oficina mecânica terá a visão do Funil de Vendas da sua carteira de clientes, permitindo prever a demanda de serviço no curto e médio prazo, além de garantir a fidelização dos clientes, que poderiam fazer o serviço em um concorrente. Tendo a previsão de serviços que precisam ser feitos, poderá otimizar seu estoque também, garantindo maior eficiência operacional.
O serviço de maior valor agregado, vislumbrado pela Fada do Carro, é a possibilidade do mecânico ir buscar o carro na localização do cliente, na data e hora marcada, levando-o para manutenção e retornando no prazo estabelecido. Assim como a Fada do Dente, que troca o dente por dinheiro enquanto você dorme, a Fada do Carro arruma seu veículo enquanto você cuida dos assuntos mais importantes da sua vida!
Veja abaixo o vídeo apresentando o conceito do projeto, o hardware utilizado e também seu teste final, onde todas as suas funções funcionaram, conforme planejado pelo grupo:
As diferentes tecnologias que serão usadas para o desenvolvimento deste projeto são mostradas abaixo:
PLANO DE NEGÓCIOS
POTENCIAL COMERCIAL
Para avaliar o potencial do projeto, o grupo desenvolveu um Plano de Negócios, utilizando algumas variáveis conhecidas, em termos de custos, além de assumir algumas premissas de demanda, conversão e afins. Abaixo apresentamos os principais dados usados para a projeção comercial para o projeto em 24 meses:
Composição dos Custos:
– Preço do OBD2
– Preço do Sim Card M2M
– Preço de Servidores na Nuvem
– Impostos
Premissas para Payback:
– Mensalidade: R$ 30 paga pela Oficina Mecânica
– Custos: R$ 145 (primeiro mês) e R$ 5,90/mês de conexão M2M
Premissas de Vendas:
(tamanho do mercado, penetração de mercado, conversão de vendas, expansão)
– Negociação com 2 Grandes Redes de Oficina (Totalizando +250 oficinas)
– Volume mensal de carros por oficina (+130 carros por mês)
– Conversão de vendas por cliente abordado (de 1% até 5%)
– Curva de Aprendizado de acordo com feedback da operação, melhorando desempenho a cada 6 meses
– Ramp Up de conversão de acordo com o tempo, tendo um “bump” a cada 6 meses
– Ramp Up de vendas baseado no limite físico de “treinar” 5 novas lojas por mês
– Cancelamento de 5% dos clientes da base por mês.
Com isso a base de clientes, ao final de 24 meses chega a 12.860, gerando um faturamento mensal de R$450.000 e um custo de R$316.000 que flutua de acordo com o volume de vendas, devido a necessidade de compra de novos aparelhos. Sendo assim, sempre que se aumenta o volume de vendas, há um pico negativo em termos de fluxo de caixa.
Pudemos notar com estas análises que o custo inicial da compra do dispositivo é o fator chave para o sucesso da Fada do Carro. Precisamos comprar o melhor hardware possível, com a melhor condição financeira, para ter o menor impacto no retorno do investimento. Como o serviço é baseado em mensalidade recorrente, o modelo se sustenta ao longo do tempo, trazendo uma margem muito grande após payback.
Histórico do desenvolvimento:
A Fada do Carro é um projeto iniciado em 2016, mas que era apenas uma ‘ideia’ até que pudéssemos começar a desenvolver o primeiro protótipo. Com o desenvolvimento encaminhado da plataforma, pudemos focar no planejamento e desenvolvimento do protótipo do hardware utilizando a DragonBoard 410c.
O planejamento mostrou que precisaríamos utilizar sensores externos para coletar informações do carro, além da estrutura na nuvem para armazenamento de dados, e desenvolvimento de interfaces para os usuários finais: Donos de Oficina e Motoristas.
O desenho da solução é apresentado na imagem abaixo:
Assim que recebemos a Qualcomm DragonBoard410c para o Contest, começamos o desenvolvimento, instalando o Linaro e fazendo as configurações iniciais.
Com isso, começamos a série de configurações dos componentes da DragonBoard 410c que precisaríamos.
INSTALANDO O DONGLE GSM
Foi um processo bastante simples, assim que encontramos o tutorial certo, para que pudéssemos fazer funcionar adequadamente, instalando o driver do próprio fabricante.
CONFIGURANDO O GPS
Após conseguir conectar na internet usando o Dongle 3G, instalamos o software chamado GPSD que dava acesso ao GPS, conforme indicações em fóruns na internet. A configuração inicial foi relativamente simples.
Passamos por algumas dificuldades, pois o GPS não encontrava sinal. A proximidade com a janela contribuiu e o módulo, mesmo demorando um pouco, conseguiu pegar o primeiro “LAT LONG” com boa precisão:
Na sequência desenvolvemos uma pequena interface em nosso domínio para registrar os pontos capturados.
CONFIGURANDO O BLUETOOTH + OBD2 LM327 + PyOBD
Fizemos a instalação do software para gestão da conexão Bluetooth, que é nativo da DragonBoard. Fazendo a configuração, conseguimos contato com o dispositivo OBD2/Bluetooth conectado ao carro.
Iniciamos uma conexão serial através do Bluetooth utilizando comandos AT.
Em nossos testes, alguns comandos foram enviados por engano, causando um erro na ECU (Electronic Control Unit) e que resultou em uma pane no carro. Para resolver este problema tivemos que resetar a ECU tirando o carro da bateria por 15 minutos.
O próximo passo (sabendo que a comunicação está funcionando), iremos comunicar com carro usando o PyOBD que é uma Biblioteca de Python que permite obter os dados OBD de maneira mais fácil e segura.
STATUS ATUAL DE DESENVOLVIMENTO
Hardware:
Utilizamos a Qualcomm DragonBoard 410c como ponto central do projeto. O planejamento mostrou que precisaríamos utilizar sensores externos para coletar informações do carro. Além disso, precisamos garantir que haja conectividade à internet, já que o dispositivo será instalado em carros, e ficará longe de redes wifi. O objetivo de usar a rede 3G/4G é disponibilizar os dados para um servidor na nuvem, que disponibilizará informação aos Donos de Oficina Mecânica e Motoristas.
Listamos abaixo os hardwares utilizados:
- DragonBoard 410c
- Adaptador OBD2 ELM327 Bluetooth
- Dongle 3G USB
Software/Firmware:
Sistema operacional da DragonBoard: Linaro (baseado em Debian)
Algoritmo na DragonBoard baseado em Python 3
Plataforma web em Microsoft .Net C# MVC5
Banco de dados MySQL
Aplicativo desenvolvido com Xamarin, para tirar o melhor proveito da plataforma web
Referências:
Instalação do Dongle 3G:
https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Passos-essenciais-para-configurar-seu-modem-3G-no-Linux/
Biblioteca utilizada para conexão GPSD:
https://launchpad.net/ubuntu-leb/+source/gpsd