Emoções-Wifi

Participantes:

Inaiara da Silva Santos
Verônica Maria Ferreira
Paulo Cezar Roquetti Borges

Resumo do projeto:

O projeto tem o objetivo de registrar o sentimento da criança ou jovem em acompanhamento terapêutico. Através de uma caixa lúdica criada com 8 botões com imagens das 8 principais emoções trabalhadas na psicologia.

Descrição do projeto:

O projeto surgiu a partir da demanda na Clínica de atendimento psicológico de crianças e adolescentes com pacientes com dificuldade de expressar seus sentimentos de forma verbal, principalmente crianças com dificuldade de fala, TEA ( transtorno espectro autista, TDAH ( transtorno do déficit de atenção e hiperatividade), depressão, entre outros. Observamos que durante o momento lúdico é possível observar os sentimentos e emoções a partir de comportamentos e expressões. Porém, algo faltava como método dialógico. Assim, durante a troca de experiência entre a psicologia e a ciências da computação, surge a ideia de desenvolver um dispositivo que funcionasse como método dialógico e associado a tecnologia fornecesse dados mais precisos para uma avaliação e intervenção pontual e eficaz. Nasce o projeto emoções Wi-Fi, um dispositivo lúdico, sendo uma caixa com 8 botões, onde cada botão representa um sentimento (tristeza, raiva, alegria, solidão, tédio, medo, amor e surpresa) onde a criança ou adolescente pressiona o botão que representa seu sentimento naquele dia ou semana do atendimento. Os dados são enviados para uma planilha onde ficará salvo e poderá ser monitorado a cada atendimento. Desta forma, durante o atendimento funciona como método dialógico facilitando a intervenção e no decorrer dos atendimentos a análise das sequências das emoções estipulado a critério do profissional, favorece a  leitura do Índice da estabilidade das emoções e humor colaborando para o diagnóstico dos transtornos emocionais e do desenvolvimento. Os níveis dos estados emocionais são intrapessoais, no entanto originados, influenciados e regulados por um contexto social. Tais estados emocionais são de diferentes natureza e graus (Simon, 2004). Que expressam situações cotidianas, conflitos, agressões, situações de vulnerabilidade social e fragilidade. Como o humor da criança, estado emocional, característica da personalidade, irritabilidade, desconcentração, isolamento, espontaneidade, maturidade e se há um transtorno específico. Acreditamos que esse projeto tem muito a contribuir no atendimento e avaliação diagnóstica dos profissionais de psicologia, fonoaudiólogos, psicopedagogos, etc. 

Histórico do desenvolvimento:

O desenvolvimento se deu a partir das necessidades descritas acima, e a ideia de botões coloridos com figuras das emoções, facilitará as crianças  a  expressarem suas emoções de forma lúdica, associando a esta ideia com a tecnologia eletrônica de microcontroladores com WiFi, possibilitando a criação de  um produto IoT.

O desenvolvimento do projeto foi realizado com a placa Franzininho wifi, protoboard, push-button em pull-up interno, LEDs, jumps, resistores 330R,  os primeiros teste foi com o protótipo mostrado na imagem:

Nos primeiros testes  foi utilizado o google planilha com Apps  Script para conexão com a placa, porém encontramos problemas com certificado de segurança que bloqueia o envio de informações para a planilha. foi utilizado o sensor de temperatura e umidade, DHT11 para publicar os valores de temperatura e umidade, na planilha. Utilizando o ESP8266 NodeMCU ESP12, publicava corretamente e não bloqueia, ao utilizar a Franzininho, após 3 publicações bloqueia as publicações.

A solução foi utilizar o google forms que escreve no formulário e após ter enviado, temos a planilha em excel. 

O desenvolvimento da placa CLP foi devido a ideia de utilizar botões com lâmpadas, em 12V, por isso foi colocado nas entradas optoacopladores, pois a Franzininho utiliza 3V3.

E nas saídas pensava em colocar lâmpadas, por isso utilizamos relés.

Pensando na criança ver tantos botões coloridos e querer apertar mais de um botão em seguida, foi pensada a programação onde ele espera 4 segundos para ser acionado outro botão, nos testes práticos, temos a possibilidade bloquear mais de um botão acionado com um tempo maior.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Construção da caixa:

A caixa foi criada com botões de fliperama com microswitch, foi projetada com acrílico e os cantos foram feitos na impressora 3D. 

Finalização do Projeto:

 

Hardware:

O hardware foi feito na ideia de CLP usando a placa Franzininho WiFi, feito em CAD de PCI, 8 entradas optoacopladas com bornes, sinalizadas com LEDs verdes, 8 saídas sinalizadas com LEDs vermelhos,  com relés 12VDC e saídas 127V, 10 A, com bornes NA C NF, para colocar lâmpadas em futuras versões; disponível I2C para uso de display LCD alfanumérico, também para futuras versões.

Software/Firmware:

O software, tivemos o princípio de um Banco de dados com Google Planilhas como referência, implantamos o modo conexão automática, caso a comunicação WiFi se desconecte, e também se o modem for reiniciado, o código refaz a conexão automaticamente após o reset do modem, cada entrada está associado a uma Emoção, comunicando via internet com a Planilha do Google.

Referências:

Simon, Margarete Andreozzi Vaz Pereira. Controle das emoções de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e validação do instrumento Expression and Emotion Scale for children para o portugues. Tese de doutorado. Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Programa de Pediatria. 2004. São Paulo.

 

Uteh Str, NodeMCU ESP8266 + Google Spreadsheet | NodeMCU Sends Data to Google Sheets Directly (No Third Party).Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=okNECYf2xlY>. Acesso em: 01 de nov. de 2021.

 

VIDA DE SILÍCIO, Morais, José . Banco de dados com Google planilhas – ESP. Disponível em: <https://portal.vidadesilicio.com.br/banco-de-dados-com-google-planilhas-com-esp/#Referencias>. Acesso em: 01 de nov. de 2021.