Detector e Alarme de Risco de Tombamento-Capotagem para Veículos de Carga

Participantes:

Ederson Luis Amgarten

Resumo do projeto:

O projeto consiste em desenvolver um sistema embarcado capaz de automaticamente compreender as características da carga com base na forças aplicadas a carroceria e propor velocidades ou alarmar o motorista em caso de risco de tombamento/capotamento.

Descrição do projeto:

A Associação Brasileira de Prevenção de Acidentes de Trânsito alerta para os riscos envolvidos com transporte de carga nas estradas brasileiras. Ela cita um relatório feito pela PAMCARY® seguradora que aponta que os acidentes mais frequentes e graves para essa categoria são tombamento e capotagem*. Quem dirigindo pelas estradas, nunca viu um caminhão capotado? Entre as principais causas desses acidentes estão velocidade incompatível e fadiga. Mas o que seria uma velocidade compatível?

É difícil mensurar isso pois foram relatados casos de tombamento mesmo em veículos trafegavam na velocidade da via. Analisando alguns fatores, observa-se que existem parâmetros como peso da carga, centro gravitacional e ângulo da curva que podem inuenciar bastante na denição de velocidade compatível.

Alguns motoristas com maior experiência talvez consigam perceber isso naturalmente e ajustam a velocidade do veículo para patamares seguros. No entanto, em alguns casos, talvez por distração ou fadiga, perdem essa sensibilidade e sofrem acidentes. Em todos os casos, sempre haverá prejuízos para todos e um grande risco de fatalidades.

O projeto consiste em desenvolver um sistema embarcado capaz de automaticamente compreender as características da carga com base na forças aplicadas a carroceria e propor velocidades ou alarmar o motorista em caso de risco de tombamento/capotamento. Pode-se acoplar a esse dispositivo a capacidade de enviar dados (IOT) para serem analisados pelas empresas transportadoras. Servindo de guardião, identicando motoristas imprudentes e que precisam passar por uma reciclagem de direção defensiva.

* O relatório pode ser encontrado no portal Por vias Seguras – http://www.vias– seguras.com/os_acidentes/acidentes_de_caminhoes.

Histórico do desenvolvimento:

POR QUE CAMINHÕES E CARRETAS TOMBAM COM FACILIDADE?

Quem assiste Fórmula 1, tem visto o comentarista falar em uma tal “força g”, e que essa “força g” nas curvas chega a quase “5 g ́s”.

Essa “força g” é na verdade a aceleração lateral gerada em uma curva ou manobra, medida na unidade da aceleração da gravidade (g = 9,8m/s2). É essa aceleração lateral que causa aquela força que nos empurra contra a porta do automóvel durante curvas em velocidade.

Muito bem. É essa aceleração lateral que tomba os caminhões. A diferença é que enquanto um Fórmula 1 pode suportar 5 g ́s sem derrapar ou tombar, a maioria dos caminhões já tomba se experimentar entre 0,4 e 0,6 g ́s. Normalmente, automóveis de passeio derrapam antes de tombar.

Mas caminhões carregados tombam antes de derrapar.tombamento-1

Hardware:

Software/Firmware:

Referências: