BeeInformed: ­ Sensor ambiental apícola

Participantes:

Felipe Neves
Bianca Rodrigues de Souza

Resumo do projeto:

O BeeInformed entra em jogo para monitorar a saúde do ambiente onde localizam-se colméias tendo por objetivo fornecer uma ferramente analítica para o produtor, de forma que ele possa maximizar sua proditividade, a qualidade de seus produtos apícolas

Descrição do projeto:

O BeeInformed entra em jogo para estimar de forma analítica parâmetros ambientais de apiários, oferecendo informação relevante para produtividade, manutenção e qualidade de produtos apícolas.

Como fonte de informação relevante, alguns parâmetros diretos são coletados por sensores periodicamente, e a partir desses dados, são obtidos dados para leitura e interpretação humana permitindo que atue sobre o seu apiário tomando decisões para maximização de produtividade e qualidade. Dentre os parâmetros medidos estão:

  • Condições ambientais: Temperatura, umidade e pressão atmosférica;
  • Condições específicas: Áudio para estimação de agressividade de abelhas;
  • Condições climáticas: Luminosidade, e;
  • Localização por GPS.

O sistema é composto por dois grandes componentes, o bloco sensor constituído de um edge device responsável pela coleta do dado não processado em tempo real permitindo que gráficos fieis realidade do apiário sejam criados. O edge device comunica-se por BLE (Bluetooth Low Energy) com o gateway, papel realizado pela Qualcomm Dragonboard, que de posse desses dados realiza processamento local obtendo os dados para leitura humana, o elemento gateway comunica-se com um serviço em nuvem, permitindo a construção do histórico ambiental do apiário.

Espera-se, que de posse da informação, o gestor do apiário possa ter dados confiáveis para maximização de produtividade sendo a venda do equipamento e serviço de dados o canal de monetização primário, as informações coletadas de todas as colmeias podem servir como monetização secundária com base na venda dessa base de dados para grandes organizações e orgãos reguladores, com isso obtendo um sistema com nível de escalabilidade.

Porque o mundo precisa do BeeInformed?

Nessa reta final de desenvolvimento, a equipe BeeInformed quer entregar mais do que um protótipo, queremos entregar uma proposta de valor que tenha responsabilidade ambiental e contribua para uma produção sustentável de derivados apícolas, abaixo vamos responder porque o BeeInformed é necessário e qual sua relevância.

O BeeInformed foi idealizado pensando-se no apicultor e em como criar uma ferramenta robusta e multifuncional que o ajude a monitorar as características ambientais dos locais onde ele deixa as colmeias para manejo permanente ou migratório de maneira constante e permanente. Assim, informações como temperatura, umidade, pressão atmosférica, luminosidade ambiente e captação do som emitido pelas abelhas podem ficar à disposição do apicultor para ajudá-lo a planejar suas atividades de manejo e consequentemente elevar a sua produção de produtos apícolas, tais como: mel, própolis, pólen apícola, cera e apitoxina.

Mas quando começamos a pensar mais sobre as funcionalidades oferecidas pela Qualcomm Dragonboard e as exigências do mercado interno e de exportação de mel, por exemplo, descobrimos que nosso projeto poderia alcançar necessidades do apicultor que vão além do campo e então adicionamos ao escopo de funcionalidades do nosso analisador ambiental, a determinação de localidade dos apiários por GPS, possibilitando a realização do georreferenciamento.

E qual seria a importância dessa informação? Rastreabilidade! A rastreabilidade de um alimento é exigência primária para a sua comercialização, pois faz parte de protocolos sanitários e de segurança de alimentos em escala mundial, além disso o território brasileiro é muito vasto o que resulta em um pasto apícola diversificado, sendo ele silvestre ou comercial, orgânico ou com aplicação de agrotóxicos. Assim, com a utilização do BeeInformed em seu apiário, será possível ao apicultor garantir a origem de seu produto, sendo ele orgânico ou não, e como mercado futuro vemos a possibilidade de emitir certificado de origem eletrônico que valorizará o produto para exportação.

E qual seria a relevância desse projeto? Bem… está no fato que devido ao caráter agressivo das abelhas Apis melífera, espécie hibrida de abelhas provenientes da Europa e África, as visitas aos apiários devem ser realizadas de maneira espaçada, para que esses insetos polinizadores não se sintam ameaçados, e cercadas de cuidados, buscando-se evitar acidentes que podem ser fatais.

Esses fatores tornam difícil um monitoramento ambiental presencial constante e minucioso que possa indicar mudanças bruscas ambientais, mesmo que por um curto período de tempo, nocivas a sanidade das abelhas e qualidade de seus produtos. O mel por exemplo, mesmo no interior da colmeia não deve ser submetido a temperaturas elevadas o que ocasiona a diminuição de sua qualidade.

Outro ponto relevante para a realização de um monitoramento especifico para abelhas é que há algum tempo apicultores e pesquisadores do mundo todo tem sido testemunhas e buscam respostas para o desaparecimento em massa desses insetos. Estudos indicam que são múltiplos os fatores causais, dentre eles uso indiscriminado de agrotóxicos, desmatamento, queimadas, doenças, ácaros, mudanças climáticas, déficit nutricional entre inúmeras outras causas para o desaparecimento ou morte das abelhas.

E o que a morte ou desaparecimento das abelhas pode impactar na apicultura ou mesmo em sua vida, querido leitor? Para a apicultura, prejuízos financeiros principalmente para agricultores familiares e queda nas exportações de mel. Para você…e o mundo, a longo prazo, fome! As abelhas são os insetos responsáveis pela polinização de plantas geradoras de frutas e grãos. Albert Einstein em seu tempo exercitou o pensamento de como seria um mundo sem abelhas, e sintetizou-o em sábias palavras:

“Se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana.”

                                                                                                                                                              Albert Einstein (1879/1955)

 

Histórico do desenvolvimento:

Semana 1: 21/05/2017


O BeeInformed é um projeto com certo nível de complexidade, logo nosso primeiro desafio logo após receber e testar a Qualcomm Dragon Board encontra-se em como utilizar o serviço BLE em uma aplicação em user space, descobrimos que o BlueZ o stack bluetooth nativo do OS da Dragon possui os blocos de acesso fundamental, estamos nos ambientando aos poucos para criar uma thread capaz de receber o conteúdo do nosso edge device, cujo o firmware não teve maiores problemas graças a infraestrutura oferecida pela Bosch. Nossa estimativa é que essa primeira semana de junho o firmware do edge device encontre-se finalizado e pronto para ser integrado ao sistema de comunicação da Dragon Board.

Definimos os três principais componentes do BeeInformed bem como suas funções:

  • BeeInformed Gateway: Principal componente da solução esse concentrador de dados será responsável por processamento local bem como armazenamento e organização dos dados ambientais de todas as colméias próximas;
  • BeeInformed User: Aplicativo, principal ponte entre usuário e os dados monitorados pelo Hardware do BeeInformed
  • BeeInformed Edge: Dispositivo sensor que fica localizado diretamente no ambiente apícola responsável por fazer aquisição de dados ambientais em tempo real e repassar ao BeeInformed Gateway sob sua solicitação

Assim a arquitetura sistemática do projeto BeeInformed tem o seguinte aspecto:

 

Semana 2: 28/05/2017


Nessa última semana de Maio, obtivemos alguns progressos e a definição de alguns ponto do projeto, no que diz respeito ao front-end de aquisição, definimos que ele deverá reportar a Qualcomm Dragon Board quando ela requisitar alguma ação sob um comando que atravessará o canal BLE, o pacote de dados utilizado da comunicação Qualcomm <-> XDK utiliza payload de tamanho fixo para fácil gerenciamento de informação, sem sobrecarregar o canal BLE, a imagem abaixo demonstra um pouco da estratégia que está sendo implementatada:

 

Além disso, já arquitetamos o firmware que irá rodar no edge device (XDK), a solução permite que a Qualcomm como gateway e XDK tenham seus papéis bem definidos, assim o firmware do XDK foi desenvolvido garantido que a aquisição dos dados ambientais seja feita em tempo real, enquanto que o gateway monte o arquivo de aquisição para uso com ferramentas de análise:


Alguns testes foram feitos entre XDK e Qualcomm, com utilitarios como hcitool e gatttool foi possível identificar o edge e estabelecer conexão além do envio dos primeiros comandos, na imagem temos o edge device e a Dragon Board iniciando a comunicação.


Encontramos alguns desafios do BLE no lado do edge device, que não foi concebido para operar em multithread, assim teremos que pegar uma parte da próxima semana para separar melhor a camada HCI do transporte do stack, o do lado do gateway(Qualcomm) já é possível acessar o BlueZ pelo user space, fazendo necessário completar o protocolo de comunicação do mestre.

Durante o desenvolvimento utilizando os papers citados nas referências encontramos diversas informações relevantes dentre elas o espectro de áudio que o zumbido das abelhas se encontra que está na faixa de 100 a 200Hz que podem conter não apenas o nível de agressividade, mas também diversos comandos como formação do enxame.

 

Semana 3: 04/06/2017


O protocolo de comunicação entre o BeeInformed Gateway e Edge ficou completamente pronto e validado, com a nova evolução é possível que o usuário registre quantos edges forem necessários para monitoramento, tornando o BeeIformed uma solução escalável para o usuário de acordo com o número de colméias, como já mencionado o protocolo Over BLE utiliza uma estrutura comando <-> dados onde o BeeInformed Gateway conecta-se aos edges próximos e requisita seus dados e programa eventos. O procotolo Over BLE nesse momento suporta as seguintes requisições:

  • Temperatura ambiental corrente;
  • Pressão atmosférica corrente;
  • Luminosidade ambiente corrente;
  • Obter áudio ambiente corrente;
  • Umidade corrente;
  • Programa alerta e evento;
  • Estado do edge device;
  • Requisita conexão;
  • Requisita desconexão;

Com isso atendemos os primeiro requisito do BeeInformed que é obter os dados a serem monitorados e agrupados para armazenamento e processamento local no BeeInformed Gateway, a próxima etapa consiste em organizar os dados obtidos por edge device e a criação de um canal remoto para consulta de dados combinada com uma Interface de usuário para que ele consiga acompanhar remotamente o ambiente da sua colméia, esperamos encerrar o MVP dessa idéia com os três componentes funcionais, deixando a GUI como passo complementar de acordo o tempo disponível após a estabilização dos BeeInformed Gateway e Edge.

 

Logomarca: Trazendo a cara do BeeInformed

 

Como toda solução que visa ser completa o BeeInformed quer cuidar de colméias de modo sério, para isso precisa ter sua própria identidade, e nós como equipe estamos orgulhosos em apresentar a logomarca oficial da solução BeeInformed:

Com isso, mais que um projeto ou solução, a equipe BeeInformed tem sua própria identidade, algo que destaque um real sistema de monitoramento ambiental voltado para o público empreendedor apícola, seja familiar ou grandes clientes.

Mais software:

 

A Equipe BeeInformed continua a trabalhar nessa madrgada de quinta pra sexta, com o portocolo OverBLE validado entre o BeeInformed Gateway e o BeeInformed Edge, chega a hora de realizar o bring-up dos sensores e por em prática a arquitetura de firmware proposta, com esse esforço espera-se manter a fonte de aquisição de dados estável para focar apenas no aplicativo de análise que ficará no Gateway responsável por gerenciar arquivos e diretórios de cada uma das colméias acompanhadas pelo Edge, nesse momento três dos 5 sensores necessários a aplicação encontram-se inicializados e realizando aquisição periódica conforme a arquitetura, com esse resultado expressivo a equipe BeeInformed resolveu abrir o primeiro repositório de software o firmware do edge device, em conjunto com ele um diagrama com o stack do firmware é acompanhado dentre os documentos, as instruções de build já acompanham no repositório. Agora a equipe segue para finalização dos sensores restantes e link com a aplicação core para finalizar e fazer o deploy definitivo do firmware confiram a seção software/firmware com os novos documentos. Fiquem ligados vem novidade ai! E agora algumas screens do log de comunicação entre edge e gateway:

E mais uma:

Transmitindo áudio:

Finalmente fechamos os sensores faltantes no firmware do BeeInformed Edge, com isso luminosidade, e áudio fecham o sistema de aquisição bruta de dados, a transmissão pelo over BLE está validada, com isso o BeeInformed será capaz de monitorar o zumbido dos enxames de abelhas dado importantíssimo para formar uma base confiável sobre o nível de agressividade delas, parâmetro chave para extração de produtos apícolas com minimização da mortandade do enxame.

Fiquem abaixo com um videozinho de teste de voz com a seguinte cadeia de transmissão: Edge<- overBLE -> Gateway-> Console.

E os trabalhos continuam, github já está atualizado com as recentes modificações no firmware, amanhã a noite publicaremos os primeiros repositórios da aplicação do gateway fiquem ligados!

Semana 4: 11/06/2017


Chegamos a mais uma semana no desenvolvimento do BeeInformed, nossa meta é prover um sistema estável e tão plug-and-play quanto possível, assim agora que o desenvolvimento do BeeInformed Edge encontra-se completo, voltamos nosso foco para o desenvolvimento do gerenciador de colméias focado no BeeInformed Gateway, o qual é baseado inteiramento no hardware do computador em módulo DragonBoard 410c fornecido pela Qualcomm, tivemos um inicio com diversos desafios como preparação do WiFi, Bluetooth e GPS, felizmente esses pontos foram contornados e nosso gateway está pronto para uso, nessa semana o foco foi refinar o protocolo de comunicação BLE e arquitetar os componentes de software principais do gerenciador de colméias, nessa semana também visitamos alguns apiários na região de São Pedro buscando por informações e locais para testes do nosso protótipo. Acompanhem agora nossas aventuras nessa semana.

BeeInformed Gateway, preparando o Wifi no Linux:

 

Diferentemente do Android que vem pré-instalado na DragonBoard, alguns componentes importantes para aplicação do BeeInformed precisam de alguns passos adicionais para funcionar, um dos exemplos é o WiFi, permitindo a conexão do gateway a uma rede e acesso através de sockets, para isso, precisamos aprender como configurar o WiFi da Dragon por linha de comando, o wpa_supplicant realiza essa tarefa com maestria, acompanhem o passo-a-passo:

Primeiramente devemos criar um arquivo de configuração da nossa rede WiFi, para isso acessamos o console da DragonBoard e com o utilitário touch:

Com isso adicionamos as seguintes linhas, contendo basicamente toda a informação necessária sobre nosso ponto de acesso WiFi:

Salvando o arquivo, em seguida devemos habilitar nosso adaptador WiFi, seu nome de dispositivo é wlan0:

Logo após o comando up, notamos que as capacidades do adaptador WiFi foram carregadas, servindo como referência de que ele foi carregado corretamente, bastou em seguida executar o wpa_supplicant com os argumentos necessários que o WiFi passou a operar e associar-se com o ponto de acesso local:

E finalmente finalizamos configurando o IP, para isso o utilitário dhclient é a ferramenta ideal:

Com isso o WiFi encontra-se pronto para isso, permitindo acesso a DragonBoard por ssh, sem a necessidade de uso de fios, além disso aplicações que precisem acessar recursos externos poderá ser desenvolvida utilizando as syscalls padrões da libc sem preocupação de configuração.

BeeInformed Gateway, contornando o desafio do BLE:

 

Uma das grandes incógnitas para computadores em módulo é o acesso a recursos como Bluetooth Low Energy, mesmo na DragonBoard isso ocorre, visto que seu Linux compartilha do BlueZ, conhecido por ser a pilha de software bluetooth oficial do Linux. O problema é que componentes essenciais para o uso do BLE como o layer GATT não estão totalmente implementados, e quando implementados, estão atrelados a ferramentas, porém tiramos proveito do GATTTOOL e HCITOOL com elas conseguimos uma interface para operação do BLE por linha de comando, permitindo efetuar os testes ja mostrados em vídeos anteriores do BeeInformed, abaixo mostramos como chegar ao acesso do BLE por linha de comando, começamos por escanear nosso Edge usando o hcitool:

Observamos nosso Edge na lista de dispositivos próximos, o que soa como um alívio, esta tudo funcionando! Sabendo o mac-address do edge, podemos utilizar o gatttool em modo interativo (opção -I) para para controlar o nosso Edge:

Ter utilitários como esses são coisas que evidenciam o poder e versatilidade de um computador em módulo, destaque para a Dragon pelo BTLE e WiFi on-board, que aumentaram em muito nossa produtividade, voltando ao nosso projeto, no modo interativo, podemos dar simples comandos para conectar e manusear nosso Edge, o connect inicia um pedido de conexão:

Com o sucesso no pedido de conexão, utilizamos os comandos de descoberta para encontrar as caracteristicas e serviços disponíveis de nosso edge:

Conhecendo os handlers para cada característica, que é o local onde os dados são efetivamente lidos, ou enviados, podemos fazer um simples teste para acordar o Edge através do BLE:

Nas duas últimas mensagens, temos o o edge device reagindo as escritas efetuadas pelo gateway (simulando um ciclo de aquisição de dados por exemplo).

Nessa próxima semana iremos iniciar a integração dos elementos do BeeInformed Edge e Gateway, esperamos muita coisa legal para acontecer e bugs para corrigir, porém a empolgação da equipe é tanta que até uma viagem até os apiários em Águas de São Pedro -SP foi feita para obter parceiro que possam testar o piloto do nosso BeeInformed sem qualquer custo afim de nos proverem suas experiências e o que podemos melhorar para tornar sua experiência incrível. Fiquem ligados mais atualizações vem ainda nesse final de semana!

Habemus BeeInformed edge firmware!

Um momento marcante pra equipe do BeeInformed, o dispositivo de aquisição de dados está pronto para uso e integração com o BeeInformed Gateway (DragonBoard)! Esse passo representa talvez o mais sólido milestone para o BeeInformed que é prover dados do ambiente, normalizados e transmissiveis por tecnologia sem fio, mais importante que isso é poder executar as requisições entre Gateway e Edge utilizando nosso protocolo over BLE que possui uma aquitetura tão simpples quanto a ilustrada abaixo:

E validação boa, mostramos na prática, agora vocês ficam com o vídeo de teste de troca de mensagens entre Gateway e Edge:

 

Agora é foco total da equipe para prover a aplicação de gerenciamento de colméias com toda a informação organizada, tarefa perfeita para o Gateway, fiquem ligados pois as atualizações podem aparecer a qualquer hora!

Semana 05 18/06/2017


 

Estamos chegando aos momentos finais da etapa de desenvolvimento do projeto, sem dúvidas aprendemos muito, mas por ser a última semana a equipe BeeInformed não para de trabalhar, e trazemos agora nosso build system padrão para aplicação na DragonBoard, utilizando o conhecido make, com ele abstraimos o processo de construção da aplicação do Gateway permitindo desenvolver primeiro em uma máquina host para depois fazer o deploy para ela, onde o executável ficará definitivamente, ficou com uma carinha legal não acham?

Esse esqueleto da aplicação gateway já está disponível no repositório do software para o gateway (DragonBoard). Sabemos o quanto conseguiremos chegar ao final dessa semana, o projeto está em torno de 55% pronto, permitindo-nos fazer total aquisição do ambiente apícola sem o uso de fios!  E com o gateway já apto a cuidar de multiplos edge devices tratando-os  de forma concorrente e separadamente, a IHM será o próximo esforço desse projeto e tentaremos chegar o mais perto possível do seu desenvolvimento ao final dessa semana. Mas ja temos duas três certezas sobre esse projeto:

  • A solução final é factível, simples e fabricável em larga escala;
  • Que o BeeInformed continuará mesmo ao final dessa corrida, portanto fiquem ligados;
  • Que o BeeInformed será um case de sucesso com o SnapDragon410c;

 

Quais serão os próximos passos? Depois do desenvolvimento da IHM será a hora de preparar o protótipo e ir pra campo ver o sistema inteiro operando,  para obter feedbacks e iniciar a construção do roadmap BeeInformed. Nessa semana final da Terceira fase ainda tem muita coisa por vir, portanto continuem acompanhando!

 

Progresso, progresso e mais…progresso!

Esse negócio de reta final parece que faz a equipe produzir mais, não? Pois bem, nessa noite de quinta o time BeeInformed resolveu fazer overnight codings, de modo a fechar o máximo de pontas soltas do projeto, um deles é transformar a maioria dos comandos e scripts na DragonBoard em aplicativos mesmo. E não é que está dando resultado, o itenso trabalho de desbravamento do BlueZ e alguns pontos do Linux como DBUS e um adaptador GATT, permitiu construir o gerenciador de conexões e dispositivos do BeeInformed Gateway, isso é importante pois solidifica nossa arquitetura proposta de 1 Gateway para N colméias, os resultados desses projeto vocês veem na imagem e video abaixo.

 

Apesar dessa imagem conter muito log, uma coisa que chama a atenção é que o BeeInformed Gateway app possui pontos de entrada e saída distintos, ou seja esse cuidado é tomado para que os arquivos de aquisição bem, como os estados de conexão do BLE não sejam corrompidos, permitindo nos parar o processo da aplicação para munutenção e reiniciar ela sem realizar um único reboot na DragoBoard, nem mesmo reiniciar o HCI BLE, o mesmo vale para o Edge, que também não precisa ser reiniciado. Observem a mensagem de novo processo de dispositivo no log, o que basicamente ocorre alí é que um novo node foi detectado (como temos apenas 1 XDK, emulamos os demais) ele automaticamente é adicionado e seus arquivos são criados, de forma INDEPENDENTE, ou seja cada node possui seu próprio processo de aquisição não dependendo dos demais! Um agradecimento especial para o poder de processamento da DragonBoard. Agora fiquem com um vídeo mostrando mais esse componente em funcionamento!

 

C’est Fini!


E finalmente acabou, Chegamos ao final da terceira fase do programa de parceria, o sentimento que fica é de felicidade e realização e por ter conseguido tirar do papel um conceito que já estavamos querendo a tempos. A terceira fase acabou, mas o BeeInformed está apenas no começo, apesar dos desafios, a equipe se desempenhou ao máximo para entregar 2/3 da solução funcional, com isso sabemos hoje onde estamos, um passo importante para traçar os próximos planos para a solução que acreditamos que vai impactar de modo relevante tanto para o produtor apícola quanto para o consumidor final.

Sobre o projeto final, conseguimos obter um resultado excelente que foi conceceber um sistema de rede de senores estável, programável e sem fios, permitindo rápida instalação e sudo, nosso BeeInformed Edge está completo, com todas as funcionalidades instaladas. Já o BeeInformed Gateway está com o servidor de rede de sensores funcional e estável, bem como seu sistema de organização de dados, necessitando de poucos ajustes, para receber a integração com o TensorFlow permitindo análise dos dados. O Único componente que ainda falta desenvolver é a interface de usuário responsáveis por apresentar tais dados de forma legível e relevante para o usuário final.  Tivemos muitos desafios durante o projeto, descritos no histórico, entre os principais:

  • BLE obscuro, a documentação do BlueZ é vaga e o GATT Layer, principal componente do Bluetooth LE é de fabrica incompleto necessitando de uma lib complementar, solução encontrada na Gattlib;
  • GPS não sobe por default no SO, sendo necessário habilitar o DSP primeiro, além da sensibilidade da antena ser indicado para ambientes abertos, o que praticamente eliminou chances de teste em laboratório;
  • APT do SO bem desatualizado, componentes como o readline (necessário para build da Gattlib), sequer podia ser instalado, uma atialização do APT resolveu o problema;

E o resultado? Bem vocês podem conferir ele no video abaixo, do quão longe chegamos e o que é o BeeInformed, logo abaixo confiram nosso instructable sobre os passos envolvidos e um pouco mais da história desse projeto:

 

 

Instructable: http://www.instructables.com/id/BeeInformed-Environmental-Analyzer-for-Beekeeping/

 

Para encerrar, gostariamos de agradecer a todos os amigos, parceiros e clientes que nos apoiaram e deram dicas para o projeto e  feedbacks para melhorar a experiencia de usuário. Um agradecimento especial para a Qualcomm por prover esse tipo de iniciativa para ajudar pessoas com grandes idéias a alavancar seus projetos e mudar o mundo com o IoT, e com isso nos despedimos aqui, mas fiquem ligados o BeeInformed continua, acompanhem nossas futuras atualizações no github, pois a mortandade de abelhas e melhoria na qualidade de produtos apícolas é um problema que não pode mais esperar!

 

Hardware:

O hardware para os componentes do BeeInformed é baseado em soluções maduras para acelerar a prototipagem e a validação do conceito envolvendo nós de sensores ambientais alimentados por baterias e gateway para processamento de dados local, a esses dois componentes os denominamos de BeeInformed Edge e BeeInformed Gateway respectivamente, a solução BeeInformed não possui wiring diagram pois foi feita para operar sem fonte, logo apenas os componentes abaixo são necessários:

Software/Firmware:

Arquivos de desenvolvimento de software da solução BeeInformed:

  • BeeInformed Edge device: firmware de aquisição de sensores e comunicação BLE;

  • BeeInformed Gateway: Aplicação cross para montagem de infromação e envio para o serviço em nuvem e recepção dos dados de N edge devices;

  • BeeInformed User: IHM desenvolvida para dispositivos android capaz de obter um dashboard do ambiente da colméia em observação.
    • (Repositório com instruções de build disponível em breve);

 

Ferramentas de apoio para construção dos componentes de sw BeeInformed:

Referências: